Você sabia que a perda auditiva está associada ao processo de envelhecimento?

Perda Auditiva Induzida Por Ruído – PAIR
August 2, 2018
perda auditiva y processo envelhecimento

Você sabia que a dificuldade para ouvir e compreender a fala em ambientes ruidosos se deve a perda auditiva e que ela está associada ao processo de envelhecimento

A Presbiacusia é definida como a diminuição da capacidade auditiva relacionada ao processo de envelhecimento. Ela acaba por comprometer a compreensão da fala, principalmente, em ambientes ruidosos. A queixa mais comum, nestes casos, é “Eu escuto, mas não entendo…” ou “Eu tenho dificuldade para compreender a fala em festas, restaurantes, reuniões de família…”

Frequentemente, observamos idosos que por apresentarem uma dificuldade para compreender o que é falado, acabam por se isolar socialmente, afastando-se das atividades que lhe eram habituais e prazerosas. Esse isolamento, pode contribuir com o declínio cognitivo, podendo estar associado aos quadros de depressão.

Nosso cérebro é estimulado diariamente, mesmo sem percebermos. Quando lemos um livro, ou fazemos uma atividade diferente do que estamos acostumados a fazer, estamos fornecendo diferentes estímulos ao nosso cérebro, fato que contribuí para a estimulação da nossa capacidade cognitiva. Esse trabalho, mesmo que inconsciente, é extremamente importante em todas as etapas de nossa vida.

O tratamento indicado para as pessoas com perda auditiva é a correta adaptação e utilização de aparelhos auditivos. Eles devem ser adaptados por um fonoaudiólogo e escolhidos mediante às necessidades específicas de cada pessoa. Além disso, os acompanhamentos, onde se realizam ajustes, se necessário, são igualmente importantes para o sucesso de todo o processo. Só assim, a capacidade para perceber e compreender os estímulos sonoros com maior eficiência será recuperada.

Vários estudos observam a melhora cognitiva em idosos com o uso dos aparelhos auditivos. É importante ressaltar que a capacidade cognitiva no início da adaptação aos aparelhos auditivos, pode ser fator determinante no uso e benefício proporcionado pelos mesmos.